sábado, 29 de janeiro de 2011

Todo ser humano mente. Eu não minto.


Falamos tão mal de quem mente e da própria mentira em si que parecemos legistas bisbilhotando-as e juízes julgando-as ao longo da nossa vida. Mas somos hipócritas o suficiente para mentir e fazer de tudo para que essa mentira não seja revelada. Por mais verdadeiros que tentamos ser, a mentira nos persegue. Nós, brasileiros, somos filhos de uma mentira secular criada e mantida por nossos antepassados. Tá na história. E não só brasileiros. Todos nós, seres humanos, somos vítimas de mentiras todo dia e já nascemos em um contexto coberto de “lorotas”, de inverdades, de falsidade.

Não é justo roubar o direito de saber a verdade das pessoas inocentes, elas estão aparte de todos os seus defeitos. Seja verdadeiro até com os defeitos que você carrega e assim, mudá-los para seu bem e das pessoas que você gosta.

A mentira dói tanto. A mentira é uma parte ruim de nossa vida, porém é tão comum que passa a ser algo normal. Digo isso, pois sou uma pessoa com problemas devido a esse hábito. Minto. Como muitos, sou um Pinóquio escroto que, por causa de minhas mentiras, deixei de ser merecedor de muitas coisas. E hoje, carrego essa culpa e tento mudar isso a cada dia.

Ela é o pior dos pecados. Machuca todos, sem excessão. Agora toda a humanidade sofre desse mal. Não tenha esse que não tenha experienciado contar uma mentira, omissão. Ou o que quer que seja a técnica ou ferramenta usada para faltar com a sinceridade e veracidade dos fatos. Assim como não tem esse que não tenha sofrido com uma mentira. Ou omissão. Omissão, que nada mais é do que outro método para não priorizar a verdade.

Encorajo todos a mudarem seu fim. Encorajo todos a dizerem pra quem ama, pra todos que já mentiu (ou omitiu) alguma coisa importante. Ou talvez nem tão importante assim. Sejam verdadeiras por completo, a vida e as pessoas que vivem com vocês merecem esse comprometimento. Não tenha medo esteja sempre de cabeça tranqüila com você mesmo.

Da mesma forma, peço para todos que, um dia já sofreram com uma mentira, que perdoem (lembrem-se do que se trata o perdão) e tratem do caso com diálogos e compreensão. Não faça julgamentos e superem isso juntos. Procurem entender o lado do outro. E quanto a confiança, que é difícil de se conquistar novamente, dê uma chance para poder mudar essa história. É horrível confessar uma mentira e, carimbar em seu rosto que é a pior pessoa do mundo, assinar o atestado de ruindade mas, se existe uma confissão por parte de quem mentiu, é porque existe confiança e amor para se confessar.

Não estraguem a vida por causa da mentira. Isso faz parte do ser humano. É corriqueiro, de praxe. Assim como faz parte do ser humano o perdão, e acima de tudo, deve haver a honestidade da confissão. Todos têm e devem ter força para recomeçar por pior que seja o ato.

3 comentários:

  1. Ótimo texto, parabéns :D
    A mentira é um mal social. Não tenha dúvida!

    ResponderExcluir
  2. "Mentir, às vezes, é necessário" - Todos já devem ter ouvido isso, ao menos, uma vez...

    E aí, será que isso é verdade?
    Mentir é necessário ou incontrolável?

    ResponderExcluir