sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ser Igual


A igualdade é pregada em nossas mentes desde a nossa infância. Somos induzidos a crer que nossos amigos são iguais a nós e por isso, passamos a sempre querer ser iguais a eles. Devido a isso criamos distúrbios, uma vontade absurda de tentar encaixar no grupinho. Fora o fato de a mídia exercer constantemente o que é o caminho bom de seguir. E ai de quem ouse ser diferente.

Será mesmo que nossa sociedade se robotizou? Infelizmente. Mulheres morrendo de bulimia e todas as “ias” disponíveis no mercado. Homens tomando anabolizantes para serem os fortões. Maior prova de que as pessoas andam cada vez mais iguais está logo ali do nosso lado. Pena.

A globalização é uma bênção. Nós, da era da informação, somos gratos por essas toneladas de informação, notícias, costumes, tradições que nos chegam dia após dia. Como podemos parecer tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes? Difícil. Aparentemente, mesmo com todas as técnicas de beleza e “aprimoramentos” estéticos, estamos ficando mais para máquinas do que para seres vivos.

Nós, seres vivos, fomos traçados diferentes por uma razão. Não somos fantoches nem números que, se não forem iguais, são maiores, melhores, ou piores, inutilizáveis. Somos diferentes para nos orgulharmos de nossas diferenças e, ao invés de copiarmos e seguirmos uma moda, uma regra estabelecida.

Devemos sim, ser pretos! Ser branco com orgulho, sim! Seja lá o que você for. Convivemos com diferenças, sejam elas em pensamentos, idéias, sentimentos, culturas, traços físicos. E isso deve ser comemorado. Pois, sem elas, pararíamos. Sem elas seríamos inanimados. Bagagem. Objeto.

As tradições devem ser estimuladas, devem ser resgatadas pelas famílias e postas na mesa. Devem se orgulhar da cor que têm, do cabelo que têm e ser famintos em busca de conhecimento sobre as outras opiniões e conceitos.

O espaço de todos deve ser respeitado sempre. Deve haver harmonia entre os mundos que carregamos dentro de nós para que, com isso, irmos conduzindo essa esfera em sintonia com o próximo.

Dividimos um mundo onde não somos iguais. De jeito nenhum. Até o gêmeo não é semelhante. Nem de maneira forçada seremos. Eu desejo um dia encontrar um mundo onde, a partir de suas diferenças, ele não seja mais dividido, ele seja compartilhado. Pois, acima de nossas constantes e inquestionáveis diferenças somos seres humanos esfomeados por um mundo melhor.


2 comentários:

  1. Concordo. As pessoas deveriam ter orgulho de serem diferentes umas das outras.
    Numa sociedade de pessoas iguais, os diferentes se destacam.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas deveriam ser iguais em relação a seus direitos e em parte dos deveres em uma sociedade. Todos somos diferentes: em comportamento, pensamentos... Mas, o que todos deveriam fazer é respeitar o próximo como é, e fazer a sua parte para termos um mundo melhor. Lembrando que só existe uma raça: A RAÇA HUMANA, e todos nos devemos dar máximo para mantê-la em harmonia...

    ResponderExcluir