terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Essa tal felicidade

Ser feliz é uma questão complicada. O que é exatamente ser feliz ? Aposto que essa pergunta tormenta todos antes de dormir. Talvez quando um momento de tristeza aflora, quando algum vídeo na internet te faz refletir. Confesso que não achará resposta aqui nesse texto. A felicidade não tem fórmula nem receita. Ela é natural, e como tudo nessa vida, imperfeita.

Ser feliz não é um estado onde a pessoa pode, a partir de uma ocasião, apertar o botão liga e desliga como um computador. Não é uma substância que entra em nossas veias depois de um acontecimento. Ela é mais. É feliz quem vive. Quem deixa as coisas ocorrerem livremente. Quem alia-se com o tempo e esquece de se preocupar tanto com as coisas.

Não interprete o ser feliz com um libertino. Não. Libertinos são desesperados, pois vivem na pressa de querer tudo. Na guerra da vida, são kamikazes. São famintos para viver tudo em um dia com medo de morrer amanhã. E assim são tristes pois querem tanto o que está bem em baixo dos seus narizes.    
Ser feliz é diferente. É saber enxergar em cada momento, por mais singelo que ele seja, beleza. É saber, ou pelo menos tentar observar cada coisa detalhadamente e interpretar sua existência como uma dádiva. Um presente. A felicidade não é uma busca, é um caminho.

É arrancar as correntes da prisão de seu orgulho, do seu ego. É atirar se a vida com humildade e respeito as coisas que nos cercam. É sonhar e buscar dias melhores, não ignorando as coisas ruins. É chorar quando é preciso e saber que irá erguer-se como algo natural. É ajudar os que precisam e sintonizar-se na frequência da vida. Fazer o bem e não olhar a quem. 

Essa tal felicidade, buscada por muitos e, tristemente, ignorada por milhares é motivo de discussões, debates, dilemas. Mas a verdade é que todos somos capazes de sermos felizes. Com a conta bancária gorda ou não, com alguém que ama ou não. Mas, acima de tudo, ser feliz é andar pelo caminho da verdade e escolher olhar as coisas de uma maneira mais simples. Acorde. Pare de procurar tão rigorosamente. Como algo natural, irá aparecer para você e a única coisa que você precisará fazer é fechar os olhos e senti-la.

3 comentários:

  1. Acho que o meu único comentário será:

    Um dia, eu estava vendo a entrevista da J.K. Rowling (autora de Harry Potter), e Ophra perguntou a ela: "vc é feliz?" e ela respondeu: "Pra mim, felicidade é qdo vc coloca um espelho em frente a uma janela, se olha e vê o mundo, se achar qe nada está faltando, você está feliz..."

    ResponderExcluir
  2. Daniel, parabéns. Você escreve muito bem e possui ideias boas, pensamentos poéticos e reflexivos. Bom blog.

    ResponderExcluir
  3. oi bulhufas ;]
    acho que pela nossa conversa no msn, deu pra perceber o que achei do texto, ne? :D
    beijo :*

    ResponderExcluir